quarta-feira, 8 de junho de 2011

CHILE



Oficialmente República do Chile (em espanhol: República de Chile (ajuda·info)), é um país da América do Sul que ocupa uma longa e estreita faixa costeira encravada entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico. Faz fronteira ao norte com o Peru, a nordeste com a Bolívia, a leste com a Argentina e a Passagem de Drake, a ponta mais meridional do país. É um dos dois únicos países da América do Sul que não tem uma fronteira comum com o Brasil. O Pacífico forma toda a fronteira oeste do país, com um litoral que se estende por 6.435 quilômetros.[2] O território chileno se estende até o Oceano Pacífico, que inclui os territórios ultramarinos de Arquipélago Juan Fernández, Ilhas de Sala y Gómez, as Ilhas Desventuradas e a Ilha de Páscoa, localizada na Polinésia. O Chile possui uma reivindicação de 1.250.000 quilômetros quadrados de território na Antártida.
O Chile possui um território incomum, com 4.300 km de comprimento e, em média, 175 quilômetros de largura - o que lhe dá um clima muito variado, indo do deserto mais seco do mundo - o Atacama - no norte do país, um clima mediterrâneo no centro, até um clima alpino propenso a neve ao sul, com geleiras, fiordes e lagos. O deserto do norte chileno contém uma grande riqueza mineral, principalmente de cobre. A área relativamente pequena central domina o país em termos de população e de recursos agrícolas. Esta área também é o centro cultural e político do qual o Chile se expandiu no final do século XIX, quando integrou as regiões norte e sul. O sul do Chile é rico em florestas e pastagens e possui uma cadeia de vulcões e lagos. A costa sul é um labirinto de penínsulas de fiordes, enseadas, canais e ilhas. A Cordilheira dos Andes está localizada na fronteira oriental.[4]
Antes da chegada dos espanhóis no século XVI, o norte do Chile estava sob o domínio Inca, enquanto os índios Mapuches (também conhecidos como Araucanos) habitavam o centro e o sul do Chile. Embora o Chile tenha declarado sua independência em 1817, a vitória decisiva sobre o controle espanhol não foi alcançada até 1818. Na Guerra do Pacífico (1879-83), o Chile venceu o Peru e a Bolívia e conquistou as regiões do norte. O país, que até então estava relativamente livre de golpes e governos arbitrários que atingiam o resto do continente sul-americano, suportou 17 anos de uma ditadura militar (1973-1990), uma das mais sangrentas do século XX na América Latina, que deixou mais de 3.000 mortos e desaparecidos.
Atualmente, o Chile é um dos países mais estáveis e prósperos da América do Sul. Dentro do contexto maior da América Latina, é o melhor em termos de desenvolvimento humano, competitividade, qualidade de vida, estabilidade política, globalização, liberdade econômica, baixa percepção de corrupção e índices comparativamente baixos de pobreza. Também é elevado o nível regional de liberdade de imprensa e o desenvolvimento democrático. Sua posição como país mais rico da região (empatado com o México), em termos de produto interno bruto per capita (a preço de mercado e paridade do poder de compra), no entanto, é contrariada devido ao seu alto nível de desigualdade de renda, medido pelo coeficiente de Gini.[.

HISTÓRIA

Os primeiros europeus a chegarem na terra que é hoje o Chile foi o grupo liderado por Diego de Almagro, o Velho. A primeira cidade fundada pelos europeus nessa região povoada pelos incas foi Santiago, em 1541. A proclamação da república do Chile ocorreu no dia 12 de fevereiro de 1818. Durante o período das presidências do Partido Radical (1938-1952), o Estado chileno aumentou sua participação na economia nacional. Em 1952, após três presidências radicais (Pedro Aguirre Cerda (1938-1941), Juan Antonio Ríos (1942-1946) e Gabriel González Videla (1946-1952), retornou à Presidência o general Carlos Ibáñez del Campo, que havia sido ditador do Chile entre 1927 e 1931. Jorge Alessandri sucedeu Ibáñez em 1958, derrotando o socialista Salvador Allende por uma estreita margem de votos. As eleições presidenciais de 1964 levaram à presidência o fundador do Partido Democrata Cristão (PDC), Eduardo Frei Montalva, que derrotou o socialista Allende e o radical Julio Durán. Frei governou com o slogan "Revolución en Libertad", pondo em prática um programa de reformas sociais e econômicas que, entre outras medidas, contemplou reformas no sistema educacional, construção de casas populares, sindicalização dos trabalhadores rurais e reforma agrária. No entanto, a partir de 1967 Frei encontrou uma crescente oposição por parte dos setores mais à esquerda, que o acusavam de ser tímido nas reformas, bem como uma forte oposição dos setores mais conservadores, que achavam tais reformas excessivas.
Em 11 de setembro de 1973, o presidente democraticamente eleito em 1970, Allende sofreu um golpe de estado e o general Augusto Pinochet assumiu o governo, instaurando uma ditadura que iria perdurar por dezessete anos, sendo sucedido pelo civil Patricio Aylwin, proeminente membro do PDC. Em 1994, foi eleito presidente Eduardo Frei Ruiz-Tagle, filho do presidente Eduardo Frei Montalva e também filiado ao PDC que entregou o poder seis anos depois a Ricardo Lagos, do Partido Socialista do Chile, mesmo partido de Salvador Allende.
Nas eleições de 2005, os chilenos escolheram como Presidente Michelle Bachelet, primeira mulher no cargo e filha de um ativista torturado e morto pelo regime de Pinochet, dando continuidade desde a redemocratização do país no governo de centro-esquerda. Seu mandato será mais curto que o de seus antecessores, devido a reformas na Constituição local.

GEOGRAFIA

Uma longa e estreita faixa costeira do Cone Sul, no lado oeste da Cordilheira dos Andes, o Chile se estende por 4.630 quilômetros de norte a sul, mas apenas em 430 quilômetros em seu ponto mais largo de leste a oeste. Isto abrange uma notável variedade de paisagens. O país contém 756 950 quilômetros quadrados da área de terra. O norte do Deserto do Atacama contém uma grande riqueza mineral, principalmente de cobre e nitratos. O relativamente pequeno Vale Central, que inclui Santiago, domina o país em termos de população e de recursos agrícolas. Esta área também é o centro histórico do qual o Chile se expandiu no final do século XIX, quando integrou as regiões do norte e do sul. O sul do Chile é rico em florestas, pastagens e apresenta uma série de vulcões e lagos. A costa sul é um labirinto de penínsulas de fiordes, enseadas, canais e ilhas. A Cordilheira dos Andes está localizada na fronteira oriental. O Chile é o maior país Norte-Sul do mundo, e também reivindica 1 250 000 km² da Antártida como parte de seu território. No entanto, esta última afirmação é suspensa nos termos do Tratado da Antártida, do qual o Chile é signatário. O Chile controla a Ilha de Páscoa e a Ilha Sala y Gómez, as ilhas do leste da Polinésia, que incorporou ao seu território em 1888, e a Ilha Robinson Crusoe, a mais de 600 quilômetros do continente, no Arquipélago Juan Fernández. A Ilha de Páscoa é hoje uma província do Chile. Também controlada, mas apenas temporariamente habitada (por alguns pescadores locais) são as pequenas ilhas de Sala y Gómez, Santo Ambrósio e São Felix. Essas ilhas são notáveis porque estendem as águas territoriais do Chile.

CLIMA

O clima do Chile compreende uma ampla gama de condições climáticas em grande escala geográfica, estendendo-se através de 38 graus de latitude, tornando difícil generalizar. Segundo o sistema Köppen, o Chile abriga dentro de suas fronteiras, pelo menos, sete subtipos climáticos, que variam do deserto no norte, a tundra alpina e geleiras no leste e sudeste, subtropical úmido na Ilha de Páscoa, Oceânico no sul e Mediterrânico no centro. Há quatro temporadas na maior parte do país: verão (dezembro a fevereiro), outono (março a maio), o inverno (junho a agosto) e primavera (setembro a novembro).

DEMOGRAFIA

A população estimada do Chile para o ano de 2009 ascende a 16.928.873 habitantes, com uma densidade populacional de 20 habitantes por km². Destes, aproximadamente 40% está concentrada na região metropolitana da Santiago.

ETNIAS

A população chilena é principalmente Branca de origem europeia, 95% da população. O país é relativamente homogénea, tem uma identidade nacional, popularmente conhecido como chilenidade. Uma descrição pormenorizada da etnia mostra que 52,7% (8.8 milhões) - 90% (15 milhões) da população são descendentes de europeus. Outro estudo que analisou o genótipo mostrou que 30% da população é classificada como caucasica descendentes directos dos europeus e 65% (brancos-mestiços), com um fenótipo branco. Segundo o Censo 2002, apenas 3,2% da população chilena são ameríndios.

IMIGRAÇÃO EUROPÉIA E ARÁBE

Há seis países onde o número de imigrantes têm sido grande ao longo dos últimos 150 anos, o que les custa definir suas identidades: Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Argentina, Chile e Uruguai.[] Chile recebeu uma grande onda de imigrantes europeus, principalmente no norte, sul e costa. Ao longo do século XVIII e início do século XX. Os imigrantes europeus que chegaram no Chile são maioritariamente espanhóis, alemães, ingleses (incluindo o escocês e irlandês), italianos, franceses, austríacos, holandêses, suíços, escandinavos, portuguêses, gregos e croatas.
O maior grupo étnico que compõe a população chilena veio da Espanha e do País Basco, ao sul da França. As estimativas de descendentes de bascos no Chile variam de 10% (1.600.000) até 27% (4.500.000).
1848 foi um ano de grande imigração de alemães e franceses, a imigração de alemães foi patrocinada pelo governo chileno para fins de colonização para as regiões meridionais do país. Esses alemães (também suíços e austríacos), significativamente atraídos pela composição natural das províncias do Valdivia, Osorno e Llanquihue foram colocados em terras dadas pelo governo chileno para povoar a região. Porque o sul do Chile era praticamente desabitado, a influência desta imigração alemã foi muito forte, comparável à América Latina apenas com a imigração alemã do sul do Brasil. Há também um grande número de alemães que chegaram ao Chile, após a Primeira e Segunda Guerra Mundial, especialmente no sul (Punta Arenas, Puerto Varas, Frutillar, Puerto Montt, Temuco, etc.) A embaixada alemã no Chile estimada que entre 500,000 a 600,000 chilenos são de origem alemã.
Além disso, estima-se que cerca de 5% da população chilena é descendente de imigrantes de origem asiática, principalmente do Oriente Médio (ou seja, palestinos, sírios, libaneses e armênios), são cerca de 800.000 pessoas. É importante ressaltar que os israelitas, tanto judeus como não-cidadãos judeus da nação de Israel podem ser incluídos. Chile abriga uma grande população de imigrantes, principalmente cristã, do Oriente Médio. Acredita-se que cerca de 500.000 descedentes de palestinos residem no Chile.
Outros grupos de imigrantes historicamente significativos são: os croatas, cujo número de descendentes é estimado em 380.000 pessoas, o equivalente a 2,4% da população. No entanto, outras fontes dizem que 4,6% da população do Chile podem ter alguma ascendência croata. Além disso, mais de 700.000 chilenos de origem britânica (Inglaterra, País de Gales e Escócia), o que corresponde a 4,5% da população.
Os chilenos de ascendência grega são estimados entre 90.000 e 120.000 pessoas, a maioria deles vive no Santiago ou Antofagasta, Chile é um dos 5 países com mais descendentes de gregos no mundo.[] Os descendentes de suíços somam o número 90.000,[36] também estimo-se que cerca de 5% da população chilena tem alguma ascendência francesa. Os descendentes de italianos estão entre 600.000 e 800.000 pessoas. Outros grupos de ascendência européia também são encontrados, mas em menor número. Esses imigrantes, juntamente com os seus descendentes transformaram culturalmente, economicamente e politicamente o país.

POLÍTICA

O Chile é uma República Democrática (constituição aprovada por plebiscito em 1980). O Presidente é o chefe do poder executivo e é eleito por um período de 4 anos ou mais, sem reeleição. No momento, pela primeira vez, é uma mulher que está na presidência, Michelle Bachelet.
O Parlamento é composto pelo Senado e pela Câmara de Deputados:
  • Senado: 40 membros eleitos (com reeleição), 8 designados, 1 vitalício (ex-presidente da República) para período de 8 anos. No ano de 2005 foram eliminados os membros designados e o vitalício, através de uma reforma na "Constituição".
  • Câmara dos Deputados: 120 membros eleitos por período de 4 anos, com reeleição.

SUBDIVISÃO

O Chile está dividido em 15 regiões, 51 províncias e 346 comunas. Abaixo segue a relação das 15 regiões (do norte para o sul):

Nº  
Nome  
Espanhol  
Capital  
XV
Región de Arica y Parinacota
I
Región de Tarapacá
II
Región de Antofagasta
III
Región de Atacama
IV
Región de Coquimbo
V
Región de Valparaíso
RM
Región Metropolitana de Santiago
VI
Región del Libertador General Bernardo O'Higgins
VII
Región del Maule
VIII
Región del Biobío
IX
Región de la Araucanía
XIV
Región de Los Ríos
X
Región de Los Lagos
XI
Región Aisén del General Carlos Ibáñez del Campo
XII
Región de Magallanes y de la Antártica Chilena

Economia

Considerada a economia mais próspera da América Latina, o crescimento econômico do país superou os 6% nos anos de 2004 e 2005. Junto ao crescimento ocorre uma maior diversificação econômica, diminuindo a importância da mineração (principalmente o cobre no produto interno bruto do país - apesar de ainda representar 35% das exportações) - e aumentando a participação dos serviços. A balança comercial chilena apresentou um superávit comercial de cerca de 9 bilhões de dólares em 2005, exportando principalmente minérios, celulose, metanol e agroindustriais - como o salmão e vinhos; importou principalmente máquinas, produtos de vestuário e derivados de petróleo. Seus principais parceiros comerciais são os Estados Unidos, Mercosul, União Européia, Japão e Austrália.
A diversidade no mercado exportador e a firmação de tratados comerciais, principalmente com a União Européia e países do Pacífico, têm contribuído enormemente para o progresso industrial chileno. Em 2005, a taxa de desemprego no país era de 8,1%, ao passo que a inflação apresenta níveis baixos - 3,6%. No entanto, a Região Metropolitana do Chile (onde se localiza a capital, Santiago) representa 40% de participação no PIB do país e 35% da população (cerca de 6.000.000 de habitantes).

Educação

O Chile é dividida em pré-escola, escola primária, escola secundária, educação técnica ou educação superior (universidade). De acordo com a constituição do Chile, a escola primária e secundária são mandatórias para todos os chilenos. O estado provê um extenso sistema de vouchers educacionais, que cobrem cerca de 90% dos estudantes da educação primária e secundária. Esse sistema é baseado no pagamento diretamente a escolas baseado na assistência, em termos práticos, se o estudante se transfere para outras escolas, o pagamento de assistência se transfere também.

Esportes

O futebol é o esporte mais praticado e popular no Chile. O país já sediou a Copa do Mundo FIFA em 1962, quando obteve sua melhor colocação de todos os tempos, o 3º lugar. O Rodeo é o esporte nacional do Chile. O objetivo do rodeo é que dois cavaleiros e dois cavalos devem parar um touro em um cerco do esporte chamado medialuna. Os cavaleiros são chamados huasos. Outro esporte que vem se destacando nos últimos tempos no Chile é o tênis. O país já teve um tenista nº1 do mundo, Marcelo Ríos. Além disso, o jogador Nicolas Massu obteve o ouro olímpico tanto na modalidade simples como nas duplas ao lado de Fernando González, que obteve a prata olímpica em simples em Pequim 2008 e já foi o nº 5 do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário