domingo, 5 de junho de 2011

ARAUCARIA - Pinheiro Brasileiro


As paisagens do sul do Brasil caracterizam-se pela marcante presença da Floresta de Araucária (gimnosperma), também chamada de Floresta Ombrófila Mista. A árvore constitui a principal formação florestal e é símbolo da região. Por centenas de anos, a Araucaria augustifolia, alimentou os povos indígenas que aqui viviam. Hoje, continua sendo uma importante fonte de recursos para a população.
No último século, a sua área geográfica diminuiu drasticamente, colocando em risco a vida de um grande número de aves, mamíferos, sapos, plantas, insetos, fungos e liquens.
As Araucárias são encontradas apenas no hemisfério sul (áreas orientais e América do Sul, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – altitudes entre 200 e 1500m, com temperaturas entre, em média, 0 a 45 graus.
Há muitas Araucárias na Oceania, Cordilheira do Andes e no sul do Brasil.
As Araucárias se desenvolvem mais em clima frio e úmido, se estendendo em regiões de relevo mais alto, pois é mais frio.
No Sudeste, á muito tempo atrás, a região era coberta de Araucaria augustifolia, mas a devastação humana, fez com que as Araucárias ficassem em formas de galerias  árvores no meio do campo, formando corredores, galerias) no meio do campo. O clima quente e seco também ajudaram para a “não-adaptação” da espécie na região.

A 1.110 anos foi a grande expansão das Araucárias em Cambará do Sul.
A 3.500 anos, foi a expansão perto de rios e campos

Dentro da Floresta Ombrófia Mista, existem muitos Xaxins, que são excelentes indicadores  de umidade na floresta, umidade essa que é muito boa para as Araucárias.
As Araucárias foram muito importantes para os povos indígenas de antigamente. No RS, encontravam-se muitos Índios onde hoje estão as cidades de São Marcos, Caxias do Sul, Vacaria, Canela e Bom Jesus. O pinhão, que ocorre no outono, era a comida principal deles, mas como só dava no outono, eles criaram uma técnica pra preservar o pinhão para o inverno e outras estações. Faziam cestos de taquara, e botavam os pinhões dentro. Depois colocavam o cesto dentro d`agua corrente (rios), por dias, após isso, deixavam as sementes expostas no sol, por mais alguns dias, e então recebiam muita fumaça. Isso fazia com que seus pinhões, seu alimento, durasse bastante tempo.
Cada tribo de Índios deixava nas árvores sua marca para mostrar que era dona dos pinhões dela. Caso alguém “infringisse” essa regra, brigas violentas ocorriam.
O consumo de pinhão exagerado desfigura a pele, devido a substâncias presentes na semente, principalmente a do rosto, por isso os Índios tinham a face bem desfigurada.
Há, em média, 89 pinhões por pinha. Mas isso varia por ano e região. Mais ou menos assim – de 2 a 3 anos a produção de pinhão é baixa, e depois de 2 a 3 anos, a produção é alta. Então varia de 5 a 6 anos, baixas e altas produções.
A polinização se da entre setembro e outubro.
O pinhão é altamente calórico, pois tem 54% de amido.
A Araucária pode ser macho ou fêmea. Os machos tem o que se chama de mingote, que é onde se encontra o pólen. As fêmeas tem as pinhas que ficam a espera do pólen do macho, para gerar as sementes que são os pinhões.
A dispersão das sementes de Araucária depende muito dos animais. Aves como Gralha Azul, Papagaio Charão, e Mamíferos como, Esquilos e Cutias, são grandes responsáveis pela dispersão das sementes. E esses animais também são grandes predadores das sementes – os vertebrados e invertebrados.
Há uma ave que é endêmica (que só vive em uma determinada região) na mata de araucária. O Grimpeiro, este depende exclusivamente das Araucárias. Caso a floresta seja extinta, o Grimpeiro também será extinto.
Nas florestas de Araucárias, há – 255 ssp (espécies) de líquens, 2800 ssp de aves, aproximadamente 247 ssp de aranhas, 30 ssp de moluscos.

Clima em Canela:  Subtropical; Chuvas médias – anual:  22 192mm – chove em media 164 dias por ano. O clima é úmido o ano inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário