domingo, 5 de junho de 2011

BUENOS AIRES/ARGENTINA - DICAS IMPORTANTES

A R G E N T I N A

O nome Argentina:

Procede do latim “argentum”, que significa prata. A origem de esta denominação se remonta às viagens dos primeiros conquistadores espanhóis no Rio da Prata. Os náufragos da expedição de Juan Díaz de Solís encontraram nas regiões indígenas que lhes presentearam objetos de prata que levaram à Espanha, aproximadamente em 1524, a notícia da existência da Serra da Prata, uma montanha rica nesse metal precioso. Daí em diante, os portugueses chamaram ao rio de Solís, Rio da Prata. Dois anos mais tarde, os espanhóis utilizaram também essa denominação. A Constituição Nacional sancionada em 1853 incluiu o nome de “República Argentina” entre os nomes oficiais para designar o governo e território da Nação.
A prata nunca foi abundante no território argentino, mas em 1526, quando Sebastião Caboto passou pelo estuário formado pela foz do rio Uruguai o chamou de "Rio de la Plata", enganado pelo metal precioso que encontrou nas mãos de alguns indígenas, sem saber que eles o haviam tomado dos marinheiros da expedição portuguesa dirigida por Aleixo Garcia.
Embora o equívoco tenha se esclarecido pouco depois, o nome manteve-se e logo o gentílico "rioplatense" aplicou-se em espanhol para designar os habitantes de ambas as margens do Prata, que os índios chamavam "Paraná-Guazú" ('rio grande como um mar').
Prata em latim é "argentum", nome substantivo ao qual corresponde o adjetivo "argentinus". O nome Argentina foi usado pela primeira vez pelo poeta Miguel Del Barco Centenera (1535-1605) em seu poema histórico "La Argentina o la conquista Del Río de la Plata", publicado em 1602, sessenta e seis anos depois da fundação do "Puerto de Nuestra Señora Santa Maria del Buen Aire", hoje Buenos Aires. O substantivo Argentina foi utilizado amplamente a partir do século XVIII para designar toda a região rio-platense, abarcando os atuais territórios do Uruguai, Paraguai e parte do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
Situação, extensão e limites

Situada na América do Sul e, em conseqüência, fazendo parte do hemisfério sul do planeta, a Argentina tem uma extensão de quase 3,8 milhões de km2, dos quais 2,8 pertencem ao continente – com aproximadamente 54% de planícies (prados e savanas), 23% de planaltos e outro 23% de serras e montanhas - e o resto ao setor antártico. Seus 3800 km de longitude se estendem desde os 22° até os 55° de latitude. sul. Limita com o Uruguai, Brasil, Paraguai, Bolívia e Chile com um perímetro de fronteiras de 9376 quilômetros. O frente marítimo sobre o Oceano Atlântico, alcança 4.725 quilômetros.

Geografia
A característica fundamental do relevo argentino é o enorme contraste que oferecem as imensas planícies orientais e a impressionante cordilheira dos Andes ao oeste, que possui o cimo de maior altura do hemisfério ocidental: o Aconcagua, de 6.959 metros.
No seu percurso desde Jujuy até a Terra do Fogo, a cordilheira exibe a maravilhosa variedade da sua paisagem: desde os altiplanos do noroeste – desértico, com vales, desfiladeiros e colinas multicoloridos – até a região dos lagos, bosques e geleiras da Patagônia.
Ao norte, o Chaco é uma área de florestas vinculada aos rios Bermejo, Salado e Pilcomayo, Entre os rios Paraná e Uruguai, a Mesopotâmia Argentina (províncias de Entre Rios, Corrientes e Misiones) é formada por cadeias baixas, lagunas e esteiros que marcam os antigos traçados destes grandes rios. Em alguns setores, em meio do mato subtropical produzem-se rupturas que favorecem fenômenos tão espetaculares como as Cataratas do Iguaçu.
No centro da Argentina, a região pampiana é a planície mais extensa e conhecida. De intensa exploração agrícola e pecuária, compreende a Província de Buenos Aires, noredeste da província de La Pampa e sul de Córdoba e de Santa Fe. A paisagem é interrompida ao sul pelas áreas de pequenas colinas de Tandil e La Ventana e ao oeste pelas serras de Córdoba.
Em direção ao sul, dos Andes até o mar, estendem-se os estéreis e pedregosos planaltos patagônios, açoitado uma grande parte do ano pelo vento. O litoral atlântico, orlado por altos penhascos apresenta formas sinuosas como a Península de Valdés, com as maravilhosas locações de animais marinhos .

Clima

A Argentina possui uma grande variedade climática: temperado e úmido na planície pampiana, frio e úmido no estremo este da Patagônia, subtropical na parte norte da Mesopotâmia e cálido ao noroeste. Desde novembro até março a temperatura meia é de 23° e de junho a setembro de 12° C.

População

A população atual da Argentina é maior a 36 milhões de habitantes, dos quais quase a metade reside na cidade de Buenos Aires e a província de Buenos Aires. Estes dados indicam uma densidade de 13 habitantes por km2. Os 95% dos argentinos é de raça branca, descendentes principalmente de italianos e espanhóis. Com a chegada massiva da imigração européia, o mestiço –miscigenação e índio - foi se diluindo pouco a pouco e hoje só representa 4,5% da população total Argentina. A população indígena pura –mapuches, collas, tobas, matacos e chiriguanos -supõem apenas 0,5% dos habitantes.


Bandeira

A bandeira se compõe de três franjas horizontais: uma central, branca, com um sol nascente e duas externas, de cor azul-celeste. A flor nacional é o ceibo e a pedra nacional, a rodocrosita, ou “rosa do inca”.

História

A História da Argentina tem início com a chegada dos primeiros seres humanos à região, estimada em 11.000 anos a.C. A região noroeste de seu atual território formava parte do Império Inca e os pampas eram dominados por ameríndios nômades. Em fevereiro de 1516 o navegante espanhol Juan Díaz de Solís pilotou sua embarcação ao estuário do Rio da Prata e reclamou a região em nome da Espanha. A colonização espanhola deu-se ao longo dos séculos XVI e XVII. O nome Argentina vem de argentum, prata em latim, vista a grande quantidade do metal encontrada nas mãos dos indígenas. A independência da Espanha ocorreu em 1816 e deu origem a inúmeras disputas internas. A proclamação da primeira Constituição deu-se em 1853, ainda hoje vigente, com as modificações ocorridas em 1994. Ao longo da metade do século XIX e até metade da década de 40, a história do país foi marcada por conflitos internos entre conservadores militares e liberais civis, merecendo destaque o início do movimento peronista ao final da Segunda Guerra Mundial. Entre 1955 e 1983 alternaram-se no poder inúmeros presidentes civis e militares, com golpes frequentes e implantação de ditaduras violentas. Desde então, a democracia argentina vem acompanhada de grande desordem econômica, que atingiu seu extremo durante a presidência de Fernando de la Rúa com uma recessão sem precedentes no país.

Política

Após a revisão de 1994, a Constituição da Argentina estabelece a separação dos poderes executivo, legislativo e judicial (Brasil: judiciário), quer ao nível nacional, quer ao nível provincial. O presidente e o vice-presidente são eleitos por sufrágio universal para mandatos de 4 anos, sendo apenas uma reeleição consecutiva permitida. O presidente (Presidente de la Nación Argentina) é ao mesmo tempo o chefe de estado e o chefe de governo. É ele que nomeia livremente os ministros e, em caso de "urgência e necessidade", pode legislar por decreto.
O parlamento da Argentina (o Congreso Nacional) tem duas câmaras: o Senado com 72 lugares e a Câmara de Deputados (Cámara de Diputados) com 257 membros. Desde 2001, os senadores são eleitos por sufrágio universal nas províncias e na Capital Federal, cada qual com direito a 3 senadores, que cumprem mandatos de 6 anos. Um terço dos lugares do Senado vão a eleições de dois em dois anos. Os membros da Câmara de Deputados são eleitos para mandatos de 4 anos.
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Buenos Aires é uma província do pampa argentino. Com uma extensão territorial de 307.571km² e população de 13.827.203 habitantes (censo de 1991) tem como capital a cidade de La Plata.

Aspectos Geográficos

A província de Buenos Aires limita-se ao norte com as províncias de Entre Rios, Santa Fé e Córdoba, a oeste com La Pampa e pelo sudoeste com o rio Negro. Apresenta uma ampla faixa marítima e fluvial frente ao oceano Atlântico e aos rios Paraná e Prata, respectivamente.
Caracteriza-se pela uniformidade de seu relevo plano, apenas interrompido ao sul pela presença de dois sistemas serranos, o de Tandília e o de Ventânia. Ao norte do rio Salado se estende um setor mais elevado denominado pampa ondulado. O clima é temperado e as chuvas são regularmente repartidas no ano. A vegetação é de pradaria. Apresenta condições excepcionais para a cultura de cereais, oleaginosas e forrageiras para a criação de vacas de alto valor. Possui valiosos recursos pesqueiros. As indústrias estão concentradas no cinturão industrial da Grande Buenos Aires. A atividade turística está centrada nas praias, possuindo numerosas cidades balneárias.
Buenos Aires (lit. "Bons Ares", em espanhol) é a capital e maior cidade da Argentina, atualmente é a segunda maior área metropolitana da América do Sul, depois de São Paulo. A cidade está localizada na costa oriental do Rio da Prata, na costa sudeste do continente sul-americano. A cidade de Buenos Aires não faz parte da Província de Buenos Aires e nem é sua capital, mas sim, é um distrito federal autônomo. A Grande Buenos Aires é a terceira maior aglomeração urbana da América Latina, com uma população de cerca de 13 milhões de habitantes. Buenos Aires é considerada uma cidade global alfa pelo inventário de 2008 da Universidade de Loughborough (GaWC).
Após os conflitos internos do século XIX, Buenos Aires foi federalizada e removida da Província de Buenos Aires em 1880. Os limites da cidade foram ampliadas para incluir as antigas cidades de Belgrano e Flores, que agora são bairros da cidade.O setor de maior importância na economia é o dos serviços, que representa 74% do Produto Interno Bruto (PIB). A indústria manufatureira é o segundo, tendo gerado em 2006 $26.454 milhões - cerca de 17% do PIB.
A cidade é também o centro cultural de maior importância da Argentina e um dos principais da América Latina. A importante oferta cultural encontra-se representada na grande quantidade de museus, teatros e bibliotecas, sendo alguns deles os mais representativos do país. Também se destaca a atividade acadêmica, já que algumas das universidades mais importantes da Argentina têm sua sede em Buenos Aires. Deve destacar-se que a cidade foi eleita pela UNESCO como Cidade do Design em 2005.
Buenos Aires foi originalmente nomeada após o santuário de "Nostra Signora di Bonaria" (italiano para "Nossa Senhora de Bonaria"), em Cagliari, na Sardenha. Na Constituição de 1994, a cidade tornou-se autônoma, daí o seu nome formal: Ciudad Autónoma de Buenos Aires, em Português, Cidade Autônoma de Buenos Aires. Pessoas nascidas em Buenos Aires são chamadas de "porteños".
BUENOS AIRES , a capital do Tango.

Uma síntese da história de Buenos Aires.

A cidade mais cosmopolita da América Latina, a mais européia, , a mais charmosa, a mais elegante e ativa da América do Sul, resumindo de alguma  forma a variada e heterogênea essência do argentino.  Com 11 milhões de habitantes a cidade tem moderna estrutura e dinâmica atividade, soube conservar suas velhas tradições e lugares mais  íntimos. Nos sentimos  fascinados pelo seu ambiente, a diferente personalidade de cada um dos seus BAIRROS, e suas enormes possibilidades culturais e comerciais.
O charme do velho mundo está em todos os lados, com tantos detalhes, a melhor maneira de respirar os bons ares da cidade é andar sem rumo observando o rococó dos edifícios, a estação do metrô, por exemplo, na Avenida de Mayo tem ares europeus, assim como as praças, com suas melancólica estátuas ... Uma cidade que sabe envelhecer com classe: - preserva o passado e delineia lentamente o futuro sem quebrar a harmonia.
A capital Argentina foi fundada duas vezes: - O espanhol Pedro de Mendoza chegou em 1536 e formou a vila de “Nuestra Senõra de Santa Maria Del Bue Ayre”, assentamento que logo desapareceu diante de ataques indígenas.
Em 1580, foi a vez do espanhol Juan de Garay  fundar ! Ciudad de la Trinidad y Puerto de Santa Maria de los Buenos Ayres “. Conhecida como a Rainha do Prata, Buenos Aires também  deve muito do seu desenvolvimento ao porto, além dos imigrantes espanhóis, italianos, judeus, russos, árabes, gregos...
Juan de Garay invadindo o local, a partir de Asunção com 70 marinheiros. Ele conseguiu desenhar a atual Plaza de Mayo e fundar o primeiro Cabildo ou Conselho Municipal. A partir daí, a cidade foi se firmando como um posto de suprimento de alimentos e de roupas aos que se dirigiam ao Peru e ao México.
Em 1776, a Espanha elevou a cidade à categoria de Capital do vice reino do Rio da Prata,região hoje ocupada pelo Uruguai, Paraguai e Argentina. Isso contribuiu para a economia crescer.
1810, a Revolução de Maio,a independência foi declarada em 1816.
Entre 1811 e 1820, aconteceu a Guerra civil na Argentina entre federalistas e unitaristas que ltavam pela autonomia de cada província. Depois de um período de trégua com o governador Rivadavia em 1829 , o ditador caudilho Juan Manoel de ROSAS, assumiu (federalista ). Ficou no comando por 23 anos e governou Buenos Aires com mãos de ferro até ser deposto.
1857, se inaugura a primeira estrada de ferro  argentino e o teatro Colon.
1880, Grande imigração européia
1889, traçado da Av. de Mayo.
1896, se funda o museu de Belas Artes.
1936, inauguração do Obelisco e abertura das primeiras quadras da Av. 9 deJulio.
1943, os militares entre eles Juan Domingo PERÓN, assumiram o poder. O qual casou-se com Evita. A ditadura militar acabou em 1983. Com a democracia Raul ALFONSIN ganha às eleições.
Após ele foi eleito CARLOS MENÉM com o Mercosul ( 1991 ). A dolarização do peso fez com que a paridade peso/dólar se mantivesse por 8 anos em um para um.
No início de 2002, o novo presidente Eduardo Duhalde, fez o caminho inverso, desvalorizando a moeda.


O PORTENHO E O TANGO, como são chamados os habitantes de Buenos Aires ostenta um orgulho de sua cultura.  A formação deste povo vem de uma grande miscelânea de gaúchos dos pampas com tudo que é europeu que migrou para lá no final do século XIX e  início do século XX.  Em 1870 deu se um pico no fluxo imigratório com ingresso na média de 40.000 estrangeiros no país a maioria na capital.  Há mais de um século,quando a cidade foi “invadida” por pessoa  que chegavam  da Europa. Os orgulhosos gaúchos de então trataram os recém, chegados com arrogância fazendo os sentir se inferiores. Dessas inconciliáveis sensações, arrogância e inferioridade, os portenhos, não se sabe como, conseguiram forjar seu temperamento. E foi desta estranha mistura  que surgiu o tango, mais tarde definido com “ um pensamento triste  que se baila “. A frase, aliás, é de Enrique Santos Discépolo, um napolitano que como tantos outros chegaram à cidade no final de 1800 e que acabou se tornando uma das maiores personalidade da velha guarda do tango. E, mais tarde nome de uma ruazinha de 200 metros, travessa da Corrientes, que até hoje só aparece nos mapas mais completos. Quando Discépolo chegou à cidade era um amontoado de bairros afastados, grandes terrenos e ruas de terras. As belas casas dos barões do gado ficavam na Rua Florida, hoje a movimentada rua de lojas chiques do centro. Havia uma divisão geográfica muito clara entre o aristocrático centro e os provincianos bairros.  Por  isso, a gente dos bairros preferia ficar lá mesmo, convivendo com suas crendices repletas de personagens mitológicos. O guapo era uma espécie de líder local, orgulhoso, valente, brigão  e respeitado, exagerado seu figurino era cinematográfico: a calça gaúcha, cinto lago e a echarpe casualmente largada no ombro, mais tarde se tornou o figurino adotados pelos dançarinos de tango. Os bairros foram o berço do tango, ou melhor, os prostíbulos dos bairros, onde todo mundo ia. Onde o guapo arranjava encrenca e o estrangeiro , companhia.
A aristocracia, basicamente composta por descendentes de espanhóis, achava um horror. Enquanto pôde, ela fez questão de fechar os olhos para aquela música estranha e aquela dança lasciva que ia aparecendo pelas ruas. Ao mesmo tempo em que, com o lucro proveniente de suas grandes fazendas, importava arquitetos europeus para fazer da cidade a sucursal latino americana da Europa.

O PALÁCIO DO CONGRESSO, leva a assinatura do italiano Victor Meano. O majestoso Teatro Colón foi projetado pelo também italiano Carlos Pellegrini. E para a reforma que deu a cara atual da Casa Rosada ( sede do Governo Argentino ) foi contratado  o sueco Enrique Aberg.
Daí o mérito de Carlos Gardel ( 1890-1935 ) , desde que apareceu, no início dos anos 20, o tango foi definitivamente aceito até pela aristocracia. Mais famoso no exterior  que em Buenos Aires, participou de filmes e compôs muito dos tangos mais conhecidos : - MI BUENOS AIRES QUERIDO,  Por uma cabeza, Volver y Cuesta Abajo , entre outros.
Portanto o TANGO nasceu nos prostíbulos da periferia, conquistou as ruas, foi aceito pela aristocracia e incorporou-se de vez a cultura Argentina. Ouvir um portenho falar é ouvir Gardel cantar , o tango para o argentino é mais que uma música ou uma dança: é uma instituição. E não está somente no Caminito. Ou na voz do tangueiro que canta para os turistas na Recoleta em troca de alguns pesos. O tango está por toda parte, incutido no comportamento das pessoas.

EVA PERÓN - EVITA
E foi  bem nesta época ( 1919 ) que a camponesa Juana Duarte, de alguma aldeia dos pampas, gerou um dos seus cincos filhos ilegítimos. A menina chamava-se Eva e quinze anos mais tarde, foi tentar a sorte em algum cabaré da capital.
Evita passou fome e percorreu lugares influentes até chegar, aos 25 anos, nos braços do cobiçado coronel Juan Domingo Perón e se tornar, em 1946, a primeira dama do país áquela altura mais aristocrático da América Latina. Sua figura cativante e a forma muito particular de exercer o poder acabou ultrapassando o populismo de Perón e se tornando um poder à parte. Nos seis anos seguintes de suas curta vida, deixou marcas profundas no país.
Virou a rainha dos descamisados, a esperança do povo argentino, sabendo na mediada certa , “espetar” a aristocracia e dar segurança aos trabalhadores. A Fundação Eva Perón, dava desde agasalhos até casas aos necessitados. E quem colaborava com essa generosidade, nem sempre voluntariamente, era a classe empresarial. Junte a isso o fato de que a Argentina vivia dias de glória, com a Europa devastada no pós guerra e fica mais fácil compreender por que Evita alcançou a dimensão de mito que, como o próprio Gardel, até hoje paira sobre os argentinos. Em 1951 foi proclamada candidata a vice presidência, mas a oposição dos militares frustou seus desejos junto com a doença ( câncer ) , morreu em 26 de julho de 1952.
O corpo de Evita, ou somente “El Cadáver “ foi feito um trabalho excelente pelo mumificador espanhol Pedro Ara, viajando pelo mundo. Com o golpe militar que afastou  Perón do poder em 1955, o caixão foi raptado pelos militares e passou de esconderijo em esconderijo com a etiqueta “equipamento de radio-transmissão “. Em 1970, o general Pedro Aramburu, autor do golpe militar, foi seqüestrado e morto por não saber onde estava Evita. È que temendo pela sua segurança, entregou o caixão para freiras italianas, que enterraram  sob um nome falso nas mediações de Milão. Somente após muita investigação recuperram o cadáver, que foi deixado no jardim da casa de Perón, então exilado na Espanha. Finalmente anos depois o corpo voltou À Argentina, onde está agora, no túmulo da família Duarte, no cemitério da Recoleta.
Neste tempo outro portenho conquistava o mundo.

            Era ASTOR PIAZZOLLA,italiano, o polêmico , bombástico e indolente revolucionador do tango, por isso execrado pelos tangueiros tradicionais.
As marcas desses tempos dourados são sempre resgatadas na Buenos Aires de agora, com seus 3 milhões de habitantes ou 12 , se  incluirmos os municípios adjacentes. Seja nas animadas discussões históricas que a população adora travar num café qualquer ( e são muitos na cidade ) , seja na última mania dos portenhos: reciclar construções antigas. Nos velhos espaços art déco ou art nouveau  remanescentes da época da velha guarda do tango estão surgindo os novos templos de consumo da cidade.


COMPRAS:
 SHOPPING ABASTO. Os shoppings foram levantados em antigos edifícios, fábricas, docas  ou até estábulos, que agora misturam a história do país a Kenzos, cacharreis ou donnas Karans.
GALERIAS PACÍFICO,  no número 750 da Rua Florida, o prédio foi construído em 1889 e já abrigou escritórios da então próspera companhia ferroviária da cidade .
O PATIO BULLRICH, por sinal o mais sofisticado da cidade , ocupa um edifício centenário que foi uma importante casa de leilões rurais da cidade.
O BAIRRO DO BELGRANO, que no começo do século XX reunia fábricas e estábulos, fica o EL SOLAR DE LA ABADÍA, pequeno e simpático centro de compras , construído em uma antiga fábrica recuperada.
SHOPPING ALTO DE PALERMO, o único shopping que realmente tem cara de shopping , ele é enorme e completamente distoante em relação à arquitetura da cidade.
O que não virou shopping center virou centro cultural ou complexo de restaurantes , bares e danceterias. Como é o caso dos arcos da antiga linha de trem SAN MARTIN, em PALERMO , hoje o PASEO DE LA INFANTA, com noites agitadas.
Um convento do século XVIII, que virou asilo de mendigos no século XIX, é cartão postal do bairro RECOLETA , o CENTRO CULTURAL DA RECOLETA, com galerias de arte, ateliers, um auditório e vários restaurantes .
Nem as docas do porto escaparam, viraram PUERTO MADERO, com restaurantes sofisticados embaixo  e estúdios de designers em cima.

GASTRONOMIA

-Existe uma premissa antropológica que assegura que um povo se define conhecendo seus hábitos alimentares. Em caso do Argentino, foi uma herança da imigração que deixaram costumes tão variados que se mantém até hoje. A pesar de contar com uma maioria de espanhóis e italianos, houve uma multiplicidade de povos que ali se instalaram. Hoje se traduzem em mais de 1800 locais de comidas desde a tradicional a mais sofisticada.

Seja nas parrillas acompanhadas por guarnições de saladas e batata fritas, seja na Pizza na pedra  ( assada no chão do forno ) e o costume gaúcho de comer carnes ( saborosas ) como o Bife de chorizo, lomo ou tira.

CAFÉS (onde os portenhos se reúnem ao final da tarde , para conversar, tomar um café com medialunas , ler um jornal , jantar ou assistir um show)

CAFÉ TORTONI, Um café com gosto de história


Avenida de Maio, 829 no centro de Buenos Aires, fone 0054/114 342-4382, funciona das 8 h às 3h da madrugada. Há shows todos os dias (exceto segundas) das 21h a 1h, ver antes a consumação para os espetáculos.

-          A província havia declarado independência do país e só no ano seguinte seria reintegrada à república. Enquanto isso, rebeldes e federalistas faziam das mesas do café o território neutro para um chocolate com churros. O Café Tortoni sobreviveu não só aquele ano de 1858. Ele ousou resistir aos modismos e às mudanças dos últimos 141 anos. E o mais surpreendente é ter conseguido se manter fiel ao século passado não apenas na decoração , mas também no espírito. Tem que vivenciar, sentar em uma das mesas de mármore, iluminadas por lustres franceses, e repita um secular ritual portenho: peça um café e abra um jornal. Você será atendido com toda a cordialidade, a despeito da hora ou do volume de seus gastos.

A casa foi inaugurada por um francês, que se inspirou no café parisiense do qual surrupiou o nome. Em 1880, ele mudou o Tortoni para o prédio atual ( o primeiro da Argentina a ter elevador), na Avenida de Maio.  A última grande transformação aconteceu em 1926, quando o porão virou um bar à parte,o La Bodega. O objetivo era continuar agradando a dois tipos de clientes: as senhoras , que se reuniam para o chá, e os artistas boêmios, que ganharam o seu lugar no subsolo.O salão principal se mantém um território neutro, onde se pode jantar por um preço acessível, aliás e até jogar uma partida de bilhar em uma das quatro mesas centenárias. Para quem quiser ouvir tango ao vivo, o tortoni reserva um espaço para isso, a SALA ALFONSINA STORNI. Quanto ao  La Bodega, foi transformado num barzinho para fãs do jazz tradicional, o dixieland. Há ainda uma sala que funciona como um museu do Tortoni, com retratos e recordações das celebridades que freqüentaram ou passaram pela casa.
Deste ambiente não é difícil se transportar para as noites dos anos 20, quando CARLOS GARDEL cantava no Tortoni. Sem esquecer que naquelas cadeiras sentaram escritores de todo o mundo, Federico Garcia Lorca, Ortega y Gasser, Luigi Pirandello e Pablo Neruda. Entre os portenhos , um dos assíduos era Ernesto Sábato, Jorge Luís Borges.

CAFÉ RICHMOND, localizado na Calle Florida, 468 , centro
Moveis e decoração com muito estilo, local perfeito para os amantes do chá das cincos.

O LA BIELA ,  Av. Quintana, 596 - RECOLETA

È um dos cafés mais tradicionais do bairro
CAFÉ DE LA PAIX , Quintana, 595  -RECOLETA
Café Comida típica atmosfera da Recoleta, fica em frente a Igreja do Pilar
CAFÉ MOZART, Esmeralda , 754 centro
Café clássico freqüentado por turistas
CONFITERIA IDEAL , Suipacha, 348 -   San Nicolas
A decoração autêntica de 1912, fez com que  o  cineasta Alan Parker filmasse algumas cenas do filme Evita, com a Madonna e Antonio Banderas em 1996.
CONFITERIA DEL MOLINO, Av. Callao esquina com Rivadavia
CLÁSICA Y MODERNA, Av. Callao , 892
FLORIDA GARDEN, Florida , 89 com a Paraguay
LA PAZ, Av. Corrientes,1593
Um dos cafés mais boêmios da cidade, freqüentado por jornalistas , artistas e pintores
PERNAMBUCO, Av. Corrientes, 1680
Um dos favoritos de quem freqüenta os teatros, cinemas e casas de espetáculos da Av. Corrientes.
LONDON CITY, Peru , 30 centro
Serviu de cenário para o romance Los prêmios de Julio Cortazar.
PETIT COLÓN, Libertad,505 –Tribunales
Depois de uma visita guiada ao Teatro Colón, nada melhor que uma parada para um café.
CAFÉ VICTORIA , RECOLETA

RESTAURANTES

Buenos Aires, oferece diversos passeis gastronômicos que podem adaptar-se a todos os gostos . RECOLETA E PUERTO MADERO, são exclusivos e de bom nível.
Na zona de  Monserrat se pode encontrar variedades de restaurantes  ao largo da Calle Venezuela , Av. Corrientes, Lavalle...
Outro lugar de atrativo Palermo Viajo, pode-se desfrutar de inúmeros cafés e restaurantes.
Av. Costaneira Norte se oferece grande variedade de parrillas e cozinha portenha do lado do rio. Bairro La Boca, tradicionais cantinas  e na Av. Libertador, entre Olivos e San Isidro se extende um corredor arborizado com lugares para comer nos terraços com jardim

PUERTO MADERO

-CABANÃS LAS LILAS – Av. A. Moreau de Justo,515  F. 4313 1336 (requintado )
-BAHIA MADERO – Av. A Moreau de Justo,430  F 4319 8733
-LA CABALLERIZA , Av. A M. De Justo, 580  F 4514 4444 ( Um clássico argentino. Serve parrilla a lenha.) recomendado ( valores na média 70,00 pesos)
-PEPE FECHORIA , Av.  A  M. Justo, 1160  F: 4343 5008 ( uma das melhores cozinhas internacional.)
-BICE – Av. ª Moreau Justo, 192 F 4315 6216
-EL MIRASOL –Av. A. Moreau de Justo,202  F 4315 6277
-ESTILO CAMPO –Av. A. Moreau de Justo,1840 F 4312 4546
-IL GATTO TRATORIAS-Av. A . Moreau de Justo,1192   F 4345 6565
-LA VACA , saladas, pastas e grelhados +01 garrafa de vinho para 2 pessoas, valor 40,00 reais , recomendado ( geralmente tem filas de espera, não aceitam reservas )
-HAPPENING –Av .A Moreau de Justo , 310  F 4319 8712 ( parrilla e cozinha internacional )
-HEREFORD, Av. A. Moreau de Justo,1140  F 4342 8689
-PUERTO CRISTAL, AV A M Justo,1082 f : 4315 3533 (pescados / mariscos /pastas )
-PUERTO SORRENTO, Av. A M Justo, 410 f: 4319 8731  (cozinha internacional )

CENTRO / MONSERRAT E CONGRESSO

 -EL PALACIO DE LA PAPA FRITA, Lavalle ,735   e Av. Corrientes , 1612
 -BROCCOLINO , Esmeralda, 776  F 4322 7652  ( Restaurante italiano , pasta e pizza )
-LA ESTANCIA, Lavalle , 941  F 4326 0330 ( assador criollo , parrilla )
-SORRENTO, Corrientes, 668    F 4225 –3787 (  cozinha portenha tradicional )
-PEPITTO , Montevideo ( perto da Callao )
-CHIQUILLIN, Sarmiento, 1599 esq. Montevideo   ( cozinha portenha tradicional  e massas , econômico )
-RANCHO MAYO, Avenida de Mayo,1245  , Asador Criollo
-EL MUNDO, entre a Lavalle e Tucuman
-LAS NAZARENAS , Reconquista,1132, churrasco
-LOS IMMORTALES, Av .Corrientes, 1369, Pizzaria
-MUSEO DEL JAMON, Av. Cerrito, 8 esq.Rivadavia ( melhores opções de comidas espanholas )
-ARRALAR, Corrientes ,280 (NH Hotel), comida espanhola
-BIERHAUS, Carlos pelegrini,719 ( comida internacional )
-CENTRO ASTURIANO, Solis, 475-Congresso , comida espanhola
-LA REAL PAPA SOUFLLÉ, Lavalle, 775 , cozinha portenha tradicional
-LA ROBLA, Viamonte, tribunales , (frutos do mar)
- 9 DE JULIO, Carlos Pelegrini, 587 , Asador Criollo
-EL GATO NEGRO, Av. Corrientes na primeira quadra após a Av. 9  de Julio . (variado e acessível)
-GALERIAS LA PLAZA, Av. Corrientes ou  entrada pela Montevideo , Restaurante BACCIN  ( variado e acessível) e nesta Galeria tem O CAFÉ , com mesas de vidros enfeitada de grãos de café.



RECOLETA:
 CLARK´S  JUNIN, Junin,177  ( mais alta cozinha internacional, és um dos restaurantes mais tradicional de Buenos Aires )
-CHAMPS ELYSÉES, Av. Pueyrredon,2501  ( bela vista de Buenos Aires , em imponentes terraces, cozinha internacional)
-HARD ROCK CAFÉ, Av. Pueyrredon,2501
-CAMPOS DEL PILA,Av. Pueyreedon, 2501
-HEREFORD, Costanera, s/n , Costanera Norte, cozinha Argentina
-NEGRONI, Junín 1769 , internacional

MUSEUS

Buenos Aires  conta com uns 70 meseus especializados em distintos temas , alguns de maior importâncias estão ligados a arte e a história da cidade.

MUSEO NACIONAL DE BELAS ARTES: Av. Del Libertador, 1473 , tel.: 4803-08               
É um dos mais prestigiosos do Sul da América. Conta com uma coleção de escultura e pinturas dos séculos XIX e XX realizadas por artistas locais, a demais há uma coleçãi permanente que inclui obras de artistas europeus com Renoir, Monet, rodin, Toulouse-Lautrec e Van Gogh. Entrada gratuita,  fechado às segundas .

MUSEO NACIONAL DE ARTE DECORATIVO: Av. Del Libertador, 1902 , tel. 4801-8248
Funciona em um Palacio Errázuriz, uma mansão de estilo neoclássico francês.Suas salas exibem mobiliário,  porcelanas que são do séc. XVI a XVIII.

MUSEO DE MOTIVOS ARGENTINOS JOSÉ HERNÁNDEZ:Av. Del Libertador , 2373, tel.4802-7294
Dedicado a conservar, interpretar em difundir os testumunhos do patrimônio cultural argentino, possue uma das mais valiosas coleções de prataria criolla do país, assim com uma grande variedade de artesanatos regionais, entre elas se destacam as coleções de ponchos.

MUSEO DE ARTE HISPANOA

Sair até a Praça Manuel  Belgrano, onde está a Igreja Redonda, construída em 1864 pelo genovês Nicolas Canale.
Seguir pela Avenida Juramento até o MUSEU DE ARTE ESPANHOL ENRIQUE LARRETA, a seguir até o MUSEU HSTÓRICO DOMINGO SARMIENTO.

MUSEO MALBA ( MUSEU DE ARTE LATINO-AMERICANA DE BUENOS AIRES): BAIRRO PALERMO , Av. Figueria Alcorta, 3415 , 4808 6500 Prédio é quase todo envidraçado,parecendo uma redoma de cristal e aço que conecta os espaços por meio de um sistema de circulação vertical ( escadas rolantes e elevadores panorâmicos ). Há uma coleção privada do empresário Eduardo Constantini, consideradas umas das mais importantes do mundo.

PRINCIPAIS BAIRROS:

PUERTO MADERO: Na docas , um bairro todo novo


Quem hoje visita Puerto Madero (passeio imperdível ) , um dos mais audaciosos e bem sucedidos projetos de renovação urbanística do mundo. Não imagina que ele começou como um grande erro,cometido no século 19. Foi quando ficou clara a vocação agroexportadora da Argentina e surgiu a polêmica em torno de onde deveria ser construído o porto para dar vazão às carnes e grãos produzidos os pampas. Embora a opção mais racional fosse alargar o Canal do Riachuelo, no bairro proletário de La Boca, venceu o projeto de um rico comerciante do centro, o Eduardo Madero, que deu o nome ao porto.
Ele propôs e graças aos amigos influentes, conseguiu construir uma série de diques em frente ao centro da cidade, onde só havia um lamaçal.
Madero ganhou uns bons pesos  vendendo as terras em torno de seu empeendimento, mas em pouco tempo, a “ faraônica “ empreitada se provou ineficiente e os 16 prédios das docas foram abandonados.
Somente um século depois a cidade voltou a olhar para o porto e tentar consertar  o que havia sido abandonado. E, dessa vez deu certo. Com seus prédios de tijolos vermelhos totalmente restaurados, Puerto Madero é hoje um charmoso bairro à beira rio, apinhados de ótimos restaurantes e escritórios elegantes. A maioria dos restaurantes dispõe também de mesas em varandas com vistas agradáveis e tranqüilas para o canal RIACHUELO.
Em uma das pontas  fica atracado UM NAVIO – CASSINO, o estrella de la Fortuna.

RECOLETA : Símbolo da Argentina Aristocrata, a Recoleta é o bairro dos cafés e do estilo europeu.
Este bairro começou sua individualidade no final do séc. XIX, quando a famílias patriarcas dos bairros Barracas e San Telmo, iniciaram um massivo êxodo destes lugares, em conseqüência da epedemia da febre amarela. Seu nome provem do Convento dos Padres Recoletos, edificados por padres franciscanos em 1716 estava aíjunto a La Igreja e ao cemitério.
Este bairro cresceu em torno do Cemitério da Recoleta aonde está os antepassados das famílias argentinas tradicionais. ostenta mausoléus e juntamente está os restos de Eva Perón  (Evita ) no túmulo da família Duarte. Além do Cemitério da Recoleta , que é uma atração turística tem a influencia pariense que se vê na elegantes Avenidas Manuel QUINTANA Y Marcelo ALVEAR, com suas boutiques de renomes.
Ao redor da PLAZA FRANCIA se celebra a cultura e a gastronomia. Nos fins de semana a região atrai muitas pessoas pelas feiras e artesanatos e espetáculos que oferecem os artistas . E seus restaurantes, bares e cafés. Sábado é uma festa.
CENTRO CULTURAL RECOLETA:  Calle Junin,1930 – fone: 4803 1041
Exposições de artes plásticas, esculturas , fotografias e outras manifestações artísticas , a maioria gratuitas. Situado junto a Iglesade Nuestra Senõra Del Pilar.
O BUENOS AIRES DESIGN, é o shopping sofisticado para quem quer decorar a casa e exclusivo especo repleto de restaurantes e cafés. BASÍLICA NUESTRA SENÕRA, A Iglesa Del Pilar é um dos símbolos da Recoleta um monumento de estilo barroco colonial edificado em 1732.
O MUSEO NACIONAL DE BELLAS ARTES :  Com sua coleção permanente .Imperdível para os amantes da arte
O LA BIELA, Av. Quintana,596 é um dos cafés mais tradicionais do bairro
PATIO BULLRICH, o shopping das grifes famosas,  Av. Del libertador  no Retiro , media 4 quadras da Recoleta. 
BIBLIOTECA NACIONAL,  a três quadras dali, na Av. Libertador se encontra a Biblioteca um impotente edifício rodeado de parques que se construiu sobre terreno que pertencia a residência presidencial até 1955. Os últimos que ocuparam foram JUAN DOMINGO E  EVA PERÓN.
MONUMENTO A EVITA , ao lado da Biblioteca
Na Recoleta na Av. Alvear ,1891, está o Alvear Palace Hotel , hotel 5*. Oferece Chá que começa as 16h e termina as 19h  ( preços elevados. )
HARD ROCK CAFÉ E PLANETA HOLLIWOOD , também na recoleta.

SORVETERIA FREDDO, famosa


CENTRO  ( INCLUI PLAZA DE MAYO, MONSERRAT, CONGRESSO E 9 DE JULIO )

-A PLAZA DE MAYO, é o local onde a cidade foi fundada pela segunda vez por Juan de Garay em 1580. Na praça , há um obelisco com a estátua PIRÂMIDE DE MAYO,
inaugurada no ano de 1811 em comemoração à Revolução de Maio. Ao redor , estão os pontos turísticos ligados a história da Argentina.Ao redor , estão as forças de poder mais importantes da nação:
CASA ROSADA, sede do Governo da Nação Argentina, não está aberta a visitação publica,onde est[á o escritório do Presidente. A obra do arquiteto italiano Francesco Tamburini fo construído em 1894 e segue o estilo eclético italiano com variações góticas e renascentistas. Dizem que a cor foi conseguida de uma mescla de cal com sangue de boi e cinzas de animais. Outros dizem que é para diferenciar da Casa Branca americana, e alguns acreditam que a cor rosa era a mistura dos partidos rivais da época: branco dos Blancos e o vermelho dos colorados. O prédio é protegido pelo histórico Regimento de Granaderos a Caballo General San Martin. O uniforme é o mesmo desde que San Martin fundou a corporação em 1813. Todos os dias, a cada duas horas a partir das 8h, acontece a tradicional troca de guarda.
A única parte da Casa rosada aberta é o MUSEO DE LA CASA DO GOBIERNO, no piso inferior.
CABILDO DE BUENOS AIRES,  BANCO DE LA NACIÓN ARGENTINA, CATEDRAL METROPOLITANA, PALACIO MUNICIPAL. Além da Praça de Maio, o Centro abrange os pequenos bairros de MONSERRAT E CONGRESSO e AVENIDA DE 9 DE JULIO. Em Monserrat , há coisas curiosas a serem visitadas .A FARMACIA DE LA ESTRELLA, localizada em um casarão do século 19, tem antigos frascos de remédios nas prateleiras e três figuras no teto representando a saúde, a enfermidade e a farmácia. Na mesma região passe em frente ao COLEGIO NACIONAL, instituição de ensino com grande prestigio.

 MUSEU ETNOGRAFICO JUAN B. AMBROSETTI,que conta com objetos antropológicos e etnográficos de diversas partes do mundo. No caminho entre Monserrat e o Congreso , o CAFÉ TORTONI. Na região do CONGRESSO, a grande atração é a PLAZA DEL CONGRESO com a escultura O PENSADOR , DE RODIN e o próprio PALACIO DO CONGRESSO NACIONAL., símbolo maior da democracia. O CENTRO, tem a 9 DE JULIO. A própria avenida já é uma das mais largas do mundo, com 140 metros d e largura. OBELISCO de 67,5 metros de altura, símbolo de orgulho dos portenhos. TEATRO COLÓN.

CASAS DE TANGO

-SEÑOR TANGO, Vieytes 1655 , Barracas
Grandioso espetaculo e show de tango, uma super produção ( imperdível ). São mais de 30 performances, com seis casais que dançam realizando malabarismos no ar. 
Jantar e bebidas incluídas.

-ESQUINA CARLOS GARDEL , Carlos Gardel, 3200  - 4867 6363
-EL QUERANDÍ, Peru, 302  4345 1770, show com jantar incluído
-BAR SUR , Estados Unidos , 299  SAN TELMO, O show é tradicional . O cardápio de pizzas é excelente
-EL VIAJO ALMACÉN, Balcare , 799 com esquina da Av.  Independência – SAN TELMO, è a tangueria mais conhecida de Buenos Aires, além de bom Show a comida é muito boa.
SABOR A TANGO , Belgrano , 2378  Congreso  4307 6183 , valores acessíveis
LA VENTANA,  Balcare , 431  4331 8689
ESQUINA HOMERO MANZI, San juan, 3601  4957-8488

ONDE DANÇAR E OUVIR TANGO:  


LA VIRUTA – Calle Armênia , 1366 Bairro PALERMO VIAJO, para ver, ouvir r dançar tangos e milongas com os Argentinos.
SALÓN LA ARGENTINA , Rodriguez Peã, 361 , funciona de  quinta a domingo, em um antigo e bonito casarã. Tente chegar entre dez horas , compre seu ingresso,fique perto da pista de dança.

CASAS NOTURNAS ( GERALMENTE APÓS A 01H  DA MANHÃ )

-BUENOS AIRES NEWS , Av. Libertador ,3883 , Paseo de la Infanta , Bosques de Palermo. Com três restaurantes , pista de dança e bar. Encravado no alto de uma colina, em meio aos imensos bosques do bairro Palermo, a casa noturna mais famosa do momento. Freqüentada pela alta sociedae portenha.
-COYOTE , Av. Casares com Av. Sarmiente, 4806 3533, Arco Del Sol , Palermo . Restaurante mexicano, depois da meia noite as mesas são retiradas e toca musica latina.
-HIPPOPOTAMUS , Junín 1787  RECOLETA, 4802 0500 . Para casais maduros que querem combinar jantar com música e dança.
-NEGRONI , Junin , 1769  RECOLETA . O restaurante vira um animado salão de baile depois da meia noite
-MALUCO BELEZA, Sarmiento, 1728  4373 6841
-BULLER , na Recoleta , é um boliche pequeno com tipo especifico de música, as 2h da manhã , uma banda se instala em um canto, prepara os instrumentos e toca um rock mais lento.
-PALERMO VIEJO E PALERMO HOLLYWOOD, os bares costumam ficar abertos até as 07h da manhã.

TEATROS:

TEATRO COLÓN.   A sede da prestigiosa sala de nível internacional é um espetáculo por si só. O hall da entrada já anuncia a grandeza do prédio concebido em 1899 pelo EngenheiroTamburini e concluído pelos arquitetos Meano e Dormal. Os mármores, amarelos de Siena, rosa de Portugal e o branco de Carrara, da escadaria principal, os mosaicos venezianos e os vitrais da casa de Gaudin em Paris, comprovam as influências neoclássicas e européias da construção e decoração do Colón.
A medida que vai subindo as escadas, o ruído externo vai diminuindo, devido à excelente acústica. A sala principal , em forma de ferradura tem capacidade para 2450 pessoas sentadas e mais 500 pessoas em pé. O palco é um imenso quadrado de 32 metros de lado, com um centro giratório de 20 metros, que ao rodar em ambos os sentidos, agiliza muito as mudanças de cena.
O magestoso teatro foi inaugurado em 25 de maio de 1908, mas a decoração do famoso pintor argentino Raúl Soldi, só foi finalizada em meados de 1966. Uma das coisas que mais impressiona é o lampadário trazido da França que ilumina o auditório, ele pesa 2 toneladas e tem 7 metros de diâmetro , 700 lampadas e chega sustentar 20 pessoas.
Os espetáculos oferecidos são operas.
VISITAS GUIADAS FALANDO ESPANHOL: acontecem de 1 em hora, sábado das 9h ás 12h e a tarde.Ingresso comprado na bilheteria do Teatro.

TEATRO  NACIONAL CERVANTES , Liberdad, 815  Centro, 4816 4224 . Apresentação de grupos internacionais.
CENTRO CULTURAL SAN MARTIN, Sarmiento, 1551. 4374 1251 , diversas salas de shows, recitais, corais e peças de teatro ( RECOMENDADO)
LA PLAZA, AV. Corrientes, 1660 centro comercial com duas salas de teatro.
ASTROS, Av. corrientes ,746 . Shows musicais e peças de teatro.
CINEMAS : AV. CORRIENTES , há vários como Cosmos, Lorca, Los Angeles ... a LAVALLE.

COMPRAS :
SHOPPING E RUAS

-GALERIAS PACIFICO :  Florida  y  Córdoba , Localizada em um belo edificio com mais de 100 anos, totalmente reformado e atualizado, conta com mais de 160 lojas  de perfumes, rupas, Cds. Além de ser um bom centro de compras ,se transfromou em ponto turístico por causa da exuberante coleção de afrescos ( técnica de pintura de tetos e paredes), executados em 1946 pelos artistas plásticos Spilimbergo, Berni,. Castagnino, Urrucha, tornou um ponto turístico.

-ABASTO BUENOS AIRES: Corrientes , 3247 , Balvanera
-PATIO BULLRICH SHOPPING: Av. Libertador, 750   RECOLETA. marcas internacionais: -Christian Lacroix, Kenzo, Versace , Christian Dior, Hugo Boss, Lacoste, Flame´s . Traslado gratuíto do hotel ao Shopping, fone: 4338 2333

-ALTO PALERMO:  PALERMO
-PASEO ALCORTA SHOPPING: PALERMO

-ALTO AVELLANEDA :

-BUENOS AIRES DESIGN:

-EL SOLAR DE LA ABADÍA : PALERMO

- AV. CORRIENTES: ( a avenida que nunca dorme ) , é ideal para livros, todos os quarteirões existem pequenas livrarias com verdadeiros tesouro literário.

-AVENIDAS SANTA FÉ , CABILDO , AV. MARCELO T.ALVEAR, para roupas

-ANTIGUIDADES: FEIRA DE SAN TELMO

-QUADROS OU FOTOGRAFIAS : CAMINITO, LA BOCA

-UNICENTER , Paraná y Panamericana/ Martinez  saída de Buenos Aires ( com um supermercado variado )

-BAIRRO ONCE , Av.  Pueyrredon , diversas lojas variadas  e populares

-BAIRRO FLORES , lojas populares

Um comentário:

  1. Admiro esse grande profissional que é o meu chará. Tenho muito carinho e desejo muito sucesso. Pois ele merece devido ao grande empenho e dedicação a sua profissão. Abraços do Guia Sidnei Reis de Foz do Iguaçu.

    ResponderExcluir